Home

Campanha

Você Sabia?

Acontece

Contato

 

Segurança de Máquinas - NR 12

Todo ano, milhares de acidentes que levam a mutilações ou até mesmo morte ocorrem por conta da ausência de medidas de proteção ou por falhas nos equipamentos ou sistemas.

Em função disto, foi implementada a NR12, uma norma regulamentadora com força de lei, do Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelece sistemas de segurança no trabalho em máquinas e equipamentos industriais.

Para proporcionar a adequada segurança no trabalho são utilizados dispositivos de proteção nas máquinas e nos equipamentos industriais onde existem riscos iminentes à segurança do trabalhador.

Segurança de Máquinas - Cuidados na escolha do dispositivo de proteção

Operar uma máquina pode ser uma atividade muito perigosa e muitas vezes, a vida do trabalhador depende diretamente do bom funcionamento de um dispositivo de segurança. Por isto, a escolha adequada do dispositivo capaz de eliminar o perigo, cujo nível de confiabilidade seja condizente com os riscos relacionados, é algo fundamental.   

Como escolher o dispositivo adequado

A Norma NBR ISO 12100 apresenta uma metodologia que orienta o processo de análise e redução de riscos, apontando para as medidas capazes de, se não eliminar, ao menos, reduzir os riscos a níveis aceitáveis.



Na maioria dos casos, este processo nos leva a escolha de medidas de segurança simples, muitas vezes, inerentes à própria máquina, como grades ou outras proteções físicas, porém eventualmente, o uso de dispositivos eletroeletrônicos, como sensores ou sistemas de controle torna-se necessário. Neste caso, a dúvida que resta é como avaliar a confiabilidade dos mesmos.

E agora, como confiar que estou comprando um dispositivo seguro?

Deve ser redobrada a atenção aos certificados apresentados para os dispositivos de proteção como, por exemplo, o relé de segurança, afinal este é parte fundamental de um sistema de segurança em uma máquina. Neste caso, é essencial exigir garantias de qualidade do dispositivo, por meio de uma certificação que ateste a categoria de segurança deste dispositivo.

Assim, atenção: Sempre desconfie de certificados genéricos, emitidos pela própria empresa ou entidade não acreditada pelo INMETRO ou órgão internacional correspondente, bem como de produtos que pareçam cópia.

Dica: veja os 10 Conselhos Seguros - Produto Seguro sobre os cuidados com a escolha do fornecedor e dos produtos.

Entenda um pouco mais sobre a Certificação

Conheça mais sobre a certificação em:
http://www.inmetro.gov.br/qualidade/certificacao.asp

A certificação é um processo onde é atestado o atendimento às normas por meio da emissão de um certificado. Por ex., para o relé de segurança, a Certificação se baseia nas normas para dispositivos de segurança em máquinas e equipamentos:

- ISO 13849-1 (Categoria / PL)
- NBR 14153 (Categoria)
- IEC 62061 (SIL)

 
Todos os direitos reservados. Produto Seguro 2015