Home

Campanha

VocÍ Sabia?

Acontece

Contato

 

10 Conselhos Seguros - Produto Seguro

1) Crie um conceito de fornecedor assegurado, ou seja, para novos fornecedores ou fornecedores que apresentem incidência de problemas, exija um nível maior de verificações. Diminuindo gradualmente estas exigências até que ele se torne confiável, mas mantendo sempre um nível mínimo de controle, por meio de amostragem.

2) Verifique se o endereço da fábrica de onde o produto é comprado é o mesmo que consta no certificado do produto e no site do fabricante. É necessário ter muita atenção com a origem dos produtos.

3) Faça a mesma verificação de endereço de fabricação constante no certificado de produto, também para o certificado de sistema de gestão da qualidade da fábrica.

4) Certifique-se de que as marcações dos produtos apresentam sua origem e as identificações do fabricante e ainda se as marcas de certificação do produto são as mesmas dos certificados apresentados.

5) Exija atestados de qualidade do processo de fabricação, por meio do certificado do sistema de gestão da qualidade ISO 9000 ou ISO 14000;

6) Exija atestado da qualidade do produto, solicitando certificados de ensaio do produto, checando sempre o endereço de fabricação do produto ensaiado e que o mesmo cumpre com as normas declaradas.

7) Atenção para as propagandas que apresentem marcas de qualidade para agrupamentos de diferentes produtos, pois o organismo de certificação do produto proíbe a divulgação da marca associada a produtos que não sejam os certificados. Se o fabricante não apresentar os certificados que ele está declarando ter, este é um forte indicador de que é necessária mais cautela com este fornecedor, pois em outras declarações pode haver informações incorretas.

8) Exija notas fiscais.

9) Certifique-se de que o representante comercial de um fabricante possui um contrato para comercialização dos produtos constantes nos endereços onde são declaradas as fabricações e que existam cláusulas de responsabilidade pela assistência técnica dos produtos, bem como de responsabilidade em caso de danos ao usuário.

10) Cuidado com produtos cópia ou similares aos de fabricantes consagrados no mercado. Normalmente fabricantes que não possuem know how de desenvolvimento, copiam o produto de outro fabricante e apenas produzem aquilo que eles não conhecem como funciona. Neste caso deve ser redobrada a atenção com respeito aos certificados de qualidade, endereço da fábrica, contrato de representantes comerciais, etc.

 
Todos os direitos reservados. Produto Seguro 2009